Páginas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Olá ! Vamos conversar...

Ontem estava vendo os desafios no site Yummys e tirei dali o texto abaixo. Achei que dizia o que eu gostaria de dizer, de uma forma simples, clara e objetiva. Então:
"O scrapbooking, conceituado da forma mais simples, é o ato de preservar a memória de forma criativa para que seus filhos, netos e futuras gerações possam apreciar, conhecer e vivenciar esses momentos.

Sabemos que as fotos são a essência do scrapbooking e a partir delas escolhemos os papéis, cardstocks, embellishments e o journaling.

As fotos sozinhas representam apenas um “flash” de um momento, sem referência e de poucas lembranças da importância daquele momento e o porquê daquela foto.

Por isso é comum dizer que o scrapbooking pode responder essas questões: “Quem? O que? Porque? Quando?”

A partir disso, a imaginação é livre para que possamos junto às fotos incorporar tudo aquilo que nos faz reviver aquele momento, como por exemplo, um guardanapo de papel como palavras de amor de uma primeira declaração.

Uma página de scrap pode ser simples ou complexa, de acordo com sua criatividade e estilo. Bem como podemos escolher o tamanho que quisermos.

Apesar de todas essas informações, o que é mais importante no scrapbooking é que você se divirta, curta esse processo de preservar suas memórias e/ou momentos.

Basicamente, de uma forma bem simples, uma página de scrapbooking deve conter a foto, o papel, qualquer embellishment escolhido, um título e o seu journaling.

Atualmente, o scrapbooking se tornou uma arte e segue tendências de layouts sem títulos ou fotos e, na maioria das vezes sem journaling. Além disso, muitas scrappers deixaram de lado o rigor de usar somente material acid free e se aventuraram no mundo dos materiais alternativos.

Como vamos tratar de técnicas e modos de montar nossos layouts, podemos dizer que um layout simples ou básico é composto de:
- background (base da nossa página);
- foto (considerada o principal componente desse layout);
- mat (ou tapetinho, moldura para foto);
- título (considerado o “elemento revelador” do seu layout, porque tem a finalidade de informar o que ou de quem as fotos estão mostrando ou celebrando) e;
- journaling (que são pensamentos ou memórias que descrevem a foto, podendo ser simples ou complexos).

No mundo de fotos digitais nossas imagens ficam armazenadas em CDs, DVDs ou no HD do computador. Perdeu-se o hábito de sentar com os filhos ou com a família e relembrar os momentos vividos através dos álbuns, mesmo que tradicionais.

A foto é a perpetuação e a preservação de um momento que não volta mais e, por isso é tão importante saber como preservar nossas fotos pra que nossas memórias não se percam também.".


Em seguida vamos ver cada parte separadamente. Gostaria de contar com a ajuda de vocês, para fazermos deste blog um ponto de início delicioso e simples para quer quer começar ou conhecer melhor o scrapbooking.

Super beijo !